sábado, 1 de março de 2014

Arroz de Couve-Flôr com Alho Francês


Arroz de couve-flôr é dos melhores acompanhamentos do grupo dos "saudáveis". A couve-flôr é um dos alimentos mais utilizados na alimentação paleo porque é rica nos minerais cálcio e fósforo, contém quantidades apreciáveis de vitamina C, é livre de gorduras e colesterol e contém teores baixos de sódio e calorias.

Caso não achem muita graça ao sabor da couve-flôr, sugiro que façam este acompanhamento para comidas com molhos, como por exemplo, chili.

Ingredientes para 4 doses:

1 couve-flôr média
1 alho francês (apenas a parte branca) cortado em rodelas finas
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação:

Comecemos por preparar a couve-flôr e transformá-la em arroz: retire as folhas verdes da couve e corte todas as cabeças da couve-flôr, garantindo que cada uma não fica com um talo demasiado grande.
Lave bem a couve e coloque-a no robôt de cozinha (atenção para não encher demasiado o robôt de cozinha). Triture a couve-flôr até ficar em pedaços do tamanho de bagos de arroz.

Entretanto, coloque um fio de azeite numa frigideira anti-aderente e refogue a cebola, o alho picado e o alho francês em rodelas.
Quando o alho francês estiver mais macio, junte o "arroz" de couve flôr e salteei tudo durante 3 minutos.
Tempere a gosto com sal e pimenta.

O óptimo desta receita é que podem fazer uma quantidade maior no fim de semana e ficam com "arroz" já feito para refeições super-sónicas durante a semana!

1 comentário:

  1. Também por causa da dieta, descobri a couve-flor. Não gostava e até só o cheiro a cozinhar me enjoava. Mas como temos que alargar o rol de opções para haver variedade na dieta e não comermos sempre a mesma coisa, descobri o puré de couve flor. Feito como se faz o de batata, com a exceção de não colocar leite, já que a couve flor já por si é muito 'aguada'. Confesso que estou super fã e que já faz parte integrante da minha alimentação. E agora, vou experimentar fazer este arroz, que também me parece delicioso.

    ResponderEliminar