quarta-feira, 26 de março de 2014

Choquinhos com coentros


Filha de algarvia, meio algarvia é! Pois que meia algarvia sou e estes choquinhos, mais conhecidos por "chocos à algarvia", são um clássico delicioso e que me fazem voltar a Santa Luzia.

Receita supersónica e que pode ter vários acompanhamentos, consoante o grau de gulodice que apetece. Ficam bem com vegetais salteados, com salada, com batatas fritas, com arroz branco. O acompanhamento típico é o de batatas cozidas.

Ingredientes para 2 pessoas:
1 kg de chocos pequenos limpos (eu comprei congelados) 
4 colheres de sopa de coentros picados
100 mL de vinho branco
4 dentes de alho picados
1 folha de louro
1/2 colher de sopa de margarina
4 colheres de sopa de azeite
Sal q.b.

Preparação:
Numa frigideira, saltear, no azeite, os alhos picados com metade dos coentros picados, a folha de louro e a margarina, durante 2 minutos.
Adicionar os chocos (já descongelados) e envolver no refogado, com o lume alto. Mexer durante 10 minutos.
Adicionar o vinho branco, envolver os chocos e deixar refogar durante 15 minutos, com tampa.

Servir com qualquer um dos acompanhamentos acima.

2 comentários:

  1. Não sou algarvia, sou no norte-centro e se havia coisa que eu detestava mesmo ao ponto de nao tocar em nada que levasse eram os coentros. Eram. Entretanto mudei-me para o Algarve quase há um ano e rendi-me a esse sabor. Ou era assim, ou então quase não podia ir comer fora ou a casa de amigos, já que praticamente tudo por cá leva coentros. Agora sou tão fã que eu própria já os uso na cozinha e não os dispenso para umas lulas/polvo à lagareiro, que é sem dúvida um dos meus pratos favoritos.

    Continuação de boas receitas! Um beijinho da Galopim

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Galopim. Os algarvios e os coentros são mesmo melhores amigos. Eu cresci habituada ao sabor e adoro mesmo. Breve ponho uma receita de cenoura e coentros ;) algarvia 100%!
    Bons cozinhados!

    ResponderEliminar