domingo, 30 de novembro de 2014

Salada com romã e quinoa


Voltámos aos almoços supersónicos. Agora sou uma pessoa que leva sempre a marmita, o que faz com que às vezes tenha que usar imaginação a aproveitar restos porque não sobrou jantar para levar.
Esta salada "nasceu" assim e foi uma óptima desculpa para eu comer a romã que tinha em casa e que veio da horta do pai. Já para não falar, que ninguém resiste a estas cores de Outono.

Ingredientes:
1 mão cheia de rúcula
1 mozzarella fresca cortada em quadrados 
1 mão cheia de tomate seco
2 colheres de sopa de azeitonas verdes
3 colheres de sopa de quinoa vermelha (já tinha cozinhada)
2 colheres de sopa de romã

Preparação:
Misturar todos os ingredientes e temperar com molho vinagrete (se fizerem para leva para o trabalho, temperem só antes de comer).
Não se aguentam estas cores tão lindas!

domingo, 23 de novembro de 2014

Cogumelos frescos com alheira e ovos de codorniz



Quem quer fazer um brilharete com uma entrada super boa e que dá assim uma aspecto super mega?
Olha as mãos no ar! Eu conto uma, duas e.... está bom... duas é bom! 

Esta entrada é totalmente de Inverno e uma delícia. A primeira tentativa não correu lá muito bem porque me esqueci dela no forno, mas esta segunda tentativa já está no que se pretendia.

Ingredientes:
8 cogumelos frescos lavados e sem pé
1/2 alheira sem pele
8 ovos de codorniz

Preparação:
Pré aquecer o forno a 180ºC.

Colocar os cogumelos no tabuleiro de ir ao forno com a concavidade virada para cima. Levar ao forno durante 10 minutos para retirar parte da água dos cogumelos.
Retirar os cogumelos do forno e encher as concavidades com a alheira (aqui temos que pôr a mão na massa). Atenção que ao colocar a alheira é preciso que esta fique com uma concavidade no centro (para depois os ovos não caírem). Levar os cogumelos com a alheira ao forno mais 10 minutos, até que esta esteja crocante.
Retirar e colocar um ovo de codorniz em cada concavidade da alheira (aqui é que é preciso alguma paciência para que os ovos não caiam). Levar ao forno até que os ovos estejam cozinhados (mas não tostados!).

Bom apetite!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Couscous de milho com vegetais


Bem sei bem sei que isto está mais a dar para receita de Primavera do que para receita de Outono, mas este jantar foi feito para receber uma das minhas melhores amigas em minha casa. Esta comida é muito típica nossa com todos os vegetais e com os couscous (que comi pela primeira vez em casa dela).
Por falar em couscous: bela descoberta esta dos couscous de milho, oh gente! Muito mais leves que os normais e tão tão bons.

Ingredientes:
1 courgette média cortada em pequenos cubos (com casca e tudo)
1 beringela pequena cortada em cubos
2 cenouras cortadas em pedaços
1/2 pimento vermelho cortado em cubos
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 mão cheia de azeitonas laminadas
1 cebolinha verde laminada
1 chávena de couscous de milho
1 1/2 chávena de água bem quente
Azeite q.b.
Sal q.b.
Malagueta q.b.

Preparação:
Numa frigideira refogar a cebola com os dentes de alho. Adicionar o pimento vermelho e mexer durante 1 minuto para deixar o sabor espalhar. Adicionar a courgette, a beringela e a cenoura e envolver todos os vegetais bem. Saltear até que a cenoura fique cozinhada e tempere com sal e a malagueta.
Entretanto, num prato fundo, colocar uma chávena de couscous, temperar com um pouco de sal e cobrir os couscous com a água bem quente. Tapar o prato e deixar assim durante uns 10 minutos para que os couscous absorvam bem a água. Quando destapar, soltar os couscous com a ajuda de um garfo.
Colocar os vegetais sobre os couscous e adicionar a cebolinha verde laminada antes de servir.
Bom apetite, S.!