quinta-feira, 6 de março de 2014

Mini Hambúrgueres de Salmão e Grão de Bico


Mais uma receita que podem fazer e congelar para irem utilizando em refeições, conforme precisem. 
Esta receita é nutritiva e atraente para as crianças que acham que peixe não "pesta". 
Querem mais vantagens? Sim, Sim? Então fiquem a saber que para tornarem esta receita low cost, basta trocarem o salmão por atum! Low cost, nutritiva, amiga das crianças e congelável. Ding, ding, ding!

Ingredientes para 20 mini hambúrgueres:

1 lata grande de grão de bico já cozido (800gr.)
2 lombos de salmão (versão low cost: 3 latas de atum)
1 colher de chá de cominhos
1 cebola 
1 cenoura
Sumo de 1/2 limão
1 mão cheia de coentros (ou salsa)
2 colheres de sopa de linhaça em pó (podem trocar por farinha ou pão ralado, mas deixa de ser gluten free)
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação:
Cozer os lombos de salmão com um pouco de sal.

Num processador de cozinha, colocar o grão, a cebola, a cenoura, o sumo do limão, os coentros, o sal e a pimenta. Passar tudo até ficar com uma pasta homogénea. Caso não tenham processador de cozinha, usem um garfo. Faz o mesmo efeito.

Numa taça à parte, desfiar os lombos de salmão em pedaços pequenos, misturar com os coentros e juntar à mistura de grão, envolvendo bem todos os ingredientes com as mãos (sem medos! Mão na massa).

Envolver, agora, a linhaça em pó na mistura e, usando as mãos, formar bolinhas e achatando cada uma, pressionando ligeiramente.

Se quiserem congelar, basta colocar numa caixa e separar os mini hambúrgueres com papel de alumínio ou papel vegetal. Sempre que precisem, tiram a quantidade necessária.

Levar ao forno até que os mini hambúrgueres estejam dourados.

Neste caso, acompanhei com "massa" de courgette (receita amanhã!), mas podem acompanhar com salada ou brócolos salteados.

1 comentário:

  1. Acho que tenho de experimentar fazer estes hambúrgueres =) Parecem-me óptimos e a ideia de os poder congelar também me agrada. Dá jeito para aqueles dias em que tenho menos tempo por causa da faculdade.

    ResponderEliminar