Mais uma receita que podem fazer e congelar para irem utilizando em refeições, conforme precisem.
Esta receita é nutritiva e atraente para as crianças que acham que peixe não "pesta".
Querem mais vantagens? Sim, Sim? Então fiquem a saber que para tornarem esta receita low cost, basta trocarem o salmão por atum! Low cost, nutritiva, amiga das crianças e congelável. Ding, ding, ding!
Ingredientes para 20 mini hambúrgueres:
1 lata grande de grão de bico já cozido (800gr.)
2 lombos de salmão (versão low cost: 3 latas de atum)
1 colher de chá de cominhos
1 cebola
1 cenoura
Sumo de 1/2 limão
1 mão cheia de coentros (ou salsa)
2 colheres de sopa de linhaça em pó (podem trocar por farinha ou pão ralado, mas deixa de ser gluten free)
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Preparação:
Cozer os lombos de salmão com um pouco de sal.
Num processador de cozinha, colocar o grão, a cebola, a cenoura, o sumo do limão, os coentros, o sal e a pimenta. Passar tudo até ficar com uma pasta homogénea. Caso não tenham processador de cozinha, usem um garfo. Faz o mesmo efeito.
Numa taça à parte, desfiar os lombos de salmão em pedaços pequenos, misturar com os coentros e juntar à mistura de grão, envolvendo bem todos os ingredientes com as mãos (sem medos! Mão na massa).
Envolver, agora, a linhaça em pó na mistura e, usando as mãos, formar bolinhas e achatando cada uma, pressionando ligeiramente.
Se quiserem congelar, basta colocar numa caixa e separar os mini hambúrgueres com papel de alumínio ou papel vegetal. Sempre que precisem, tiram a quantidade necessária.
Levar ao forno até que os mini hambúrgueres estejam dourados.
Neste caso, acompanhei com "massa" de courgette (receita amanhã!), mas podem acompanhar com salada ou brócolos salteados.
Acho que tenho de experimentar fazer estes hambúrgueres =) Parecem-me óptimos e a ideia de os poder congelar também me agrada. Dá jeito para aqueles dias em que tenho menos tempo por causa da faculdade.
ResponderEliminar