sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Banana Bread com linhaça


Olhei para a fruta que se estragava e lembrei-me da minha avó, que sempre que deitava um pequeno pedaço de pão fora, dava-lhe um beijinho. De repente, parece que nos esquecemos todos de aproveitar a comida e de não deitar fora sem antes pensar se não daria para aproveitar numa qualquer receita.

Foi assim que surgiu este "pão" de banana com linhaça, que de pão só tem o nome. Na verdade, trata-se de um bolo de banana, que é muito comum nos EUA. Serviu para aproveitar 2 bananas que esmoreciam na fruteira e pediam para ser usadas.

A receita original falava em nozes, mas apeteceu-me adicionar linhaça em vez das nozes e acho que funcionou bem.

Para além desta modificação, optei ainda por usar farinha sem glúten. Claro que poderão usar farinha normal, mas desta forma dá para todos os gostos.

Ingredientes:
150 gr. de farinha de arroz integral (ou farinha normal para todos os usos)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal grosso
1 colher de chá de canela em pó
2 bananas muito maduras (ou 3, consoante o gosto)
110 gr. de manteiga derretida sem sal
150 gr. de açúcar amarelo
2 ovos grandes
1 colher de chá de extracto de baunilha ou açúcar baunilhado
50 gr. de sementes de linhaça

Preparação:
Antes de tudo, tem que se começar por pré aquecer o forno nos 210ºC.
Passamos à preparação da forma que vai levar a massa e aqui entra uma dica útil: colocar papel vegetal numa forma rectangular de bolo inglês ou de pão. Untar por cima do papel vegetal, recorrendo a margarina derretida e um pincel (cá está a dica! Acabaram-se as mãos sujas com margarina. Obrigada, Avillez!)

Para fazer a massa, misturar a farinha, o bicarbonato, o sal e a canela e reservar.
Numa tigela, fazer uma pasta grossa com as bananas com a ajuda de um garfo. Adicionar a manteiga derretida, o açúcar amarelo, os ovos e a baunilha e misturar tudo muito bem .

Raspar as laterais e fundo da tigela e, em seguida, adicionar os ingredientes secos devagar, mexendo delicadamente até que desapareçam e que a massa esteja lisa. Adicionar a linhaça e envolver na massa.

Despejar a massa na forma e alisar a superfície. Assar a 180ºC durante cerca de 20 minutos (eu gosto dos bolos um pouco húmidos) ou até que uma faca inserida no centro do pão sai limpa.

Depois de 15 minutos no forno, verificar a cor. Se parece que está a dourar muito rapidamente, cubra frouxamente com papel de alumínio.

Quando retirar do forno, deixe arrefecer na forma durante 15 minutos e depois transfira para um prato (viva ao papel vegetal untado!).

Para guardar: É melhor embrulhar o pão em papel aderente e guardar em temperatura ambiente durante a noite ou no frigorífico até 5 dias.


É óptimo com chá, ao pequeno almoço ou só porque sim!





Sem comentários:

Enviar um comentário