sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carne à Portuguesa


Ah, um clássico da cozinha Portuguesa! E guess what?? Uma receita low cost para aqueles finais de mês sempre difíceis.
Foi assim que esta carne à portuguesa "nasceu", visto que só tinha bifanas e não me apetecia nenhuma das receitas tradicionais que as envolvem. Vai daí que pensei para mim: "Oh C., então mas temos mesmo que usar as bifanas assim inteiras?". Pois claro que não!

Se quiserem tornar esta receita um pouco mais saudável, basta trocarem a batata normal por batata doce.

Ingredientes para 4 pessoas:
5 bifanas médias
3 batatas
2 colheres de sopa de Colorau
1 colher de sopa de massa de alho
Vinho branco a gosto
2 folhas de louro
4 colheres de sopa de pickles picados

Preparação:

Comecemos por temperar a carne para dar tempo de apurar.
Cortar as bifanas em pedaços de cerca de 2 cm cada (sugiro que recorram a uma tesoura de cozinha porque facilita imenso). Dentro de um recipiente, temperar os pedaços de carne com o colorau, a massa de alho, as folhas de louro e o vinho branco (a ideia é o vinho branco ajudar a envolver os temperos e não "afogar" a carne). Deixe repousar durante 1 hora.

Entretanto, corte as batatas em quadrados do mesmo tamanho da carne e frite (fritar em azeite é sempre mais saudável e também fica mais saboroso).

Numa frigideira, coloque um fio de azeite e quando estiver quente adicione a carne sem o molho do tempero. Deixe a carne cozinhar e vá mexendo para que frite toda por inteiro. Quando estiver perto de estar cozinhada, adicione o resto do molho da carne e as batatas que fritou anteriormente. Envolva tudo muito bem com o lume da frigideira ainda aceso.

Retire do lume e salpique com os pickles picados (também pode adicionar azeitonas).

Sem comentários:

Enviar um comentário