sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Quinoa à Bolonhesa


O que é quinoa? É a minha mais recente descoberta após a entrada no mundo das comidas paleo e sem glúten.

Para quem tem que deixar de comer massa e couscous, a quinoa surge como uma luz no fundo de um túnel que se pensava fechado para sempre. Lá está ela na sua glória, sem glúten e cheia de proteínas.

E o que foi que eu fiz logo da primeira vez que a cozinhei? Armei-me em esperta! Achei que não devia haver ciência nenhuma, portanto cozinhei como achei que fazia sentido. Resultado: uma quinoa nhecas e 3 semanas sem voltar a pensar em cozinhá-la.

Depois tive a sorte de encontrar a receita com explica a forma perfeita de cozinhar quinoa e surgiu todo o mundo de oportunidades culinárias que irei aqui partilhando.

Ingredientes para 2 pessoas:

Para a quinoa:
1 chávena de quinoa (usei uma chávena com cerca de 200ml)
1 colher de sopa de manjericão seco
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Azeite para saltear

Para a carne à bolonhesa:
400 gr. de carne de perú picada
1 lata de tomate em pedaços
200 ml de polpa de tomate
6 cogumelos frescos laminados
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de manjericão fresco
1 cerveja mini 
Sal q.b.
1 malagueta

Preparação:

Sugiro que se comece pela carne porque, para mim, uma carne à bolonhesa para ser boa tem que estar bem apurada.
Num tacho, coloque azeite, a cebola picada e o alho picado e refogue até que a cebola esteja transparente. Adicione os cogumelos frescos laminados e salteei durante 2 minutos. Adicione a carne picada e salteei na cebola até que toda a carne esteja semi-cozinhada. Adicione o tomate e a polpa de tomate. Mexa tudo bem e deixe ferver. Logo que levante fervura, adicione a cerveja, o sal e a malagueta. Coloque o lume do tacho no mínimo e tape com uma tampa. Deixe apurar durante uns 30 minutos.

Passemos à quinoa: lave a quinoa num passador de malha fina e enxague bem com água fria. Vá mexendo a quinoa com a mão enquanto lava para retirar a camada que a torna mole quando cozinhada (a saponina). Escorra.
Aqueça um fio de azeite num tacho e adicione a quinoa escorrida e o manjericão seco. Cozinhe, mexendo, por cerca de 1 minuto, deixando a água evaporar. 
Adicione 2 chávenas de água (iguais à que usou para medir a quinoa) e deixe ferver. Junte sal e deixe ferver ferver. Logo que comece a ferver, diminua o lume e deixe cozinhar durante 15 minutos com uma tampa no tacho.
Ao fim deste tempo, desligue o lume mas deixe a quinoa descansar no tacho durante 5 minutos e ainda com a tampa.
Retire a tampa e mexa a quinoa com um garfo para a soltar.

No final, junte a carne à quinoa e salpique com manjericão fresco picado. Adoro quinoa!

2 comentários:

  1. vou-me iniciar à quinoa e ainda bem que vi este post... é que também ia fazer borrada :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Bia Fernandes! Vais adorar quinoa, mas tem mesmo que ser bem feita. Afinal fazer dieta não tem que significar comer coisas com sabor a cartão :) Boa sorte!

      Eliminar