terça-feira, 4 de março de 2014

Brownies de chocolate e manteiga de amendoim


A Leididi do Blog do Desassossego falou do Sem Avental e dos Queques de Limão sem glúten. Obrigada, Leididi! 

Pensei que quem gosta de queques de limão, gosta de uns brownies daqueles à maneira e, por isso, fiz esta receita em homenagem a um dos meus blogues preferidos e à sua autora.

A todos os que estão a contar as calorias desta receita: calma! Pensem que, pelo menos, são brownies sem glúten... Não ajuda, não é? Mas é daquelas coisas em que fica o mal que faz pelo bem que sabe.

Ingredientes:
150 gr. de manteiga de amendoim (de preferência "crunchy")
225 gr. de açúcar amarelo
2 ovos
50 gr. de cacau em pó (cacau não é chocolate!)
75 gr. de farinha de arroz branco (procurem bem no pacote se não diz "pode conter vestígios de glúten")

Preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC e por preparar o tabuleiro dos brownies. Barre margarina no fundo do tabuleiro e coloque papel vegetal por cima.

Numa taça, misture o açúcar amarelo, os ovos inteiros e a manteiga de amendoim. Bata bem com a batedeira até ter uma massa sem os grãos dos açúcar. Continue a bater e adicione aos poucos a farinha e o cacau em pó.

Deite a massa no tabuleiro que preparou e leve ao forno durante 20 minutos ou até estar pronto (fazer o teste do palito).

Receita retirada de The Stone Soup






7 comentários:

  1. Experimentei um e estava delicioso :) Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra! Para a próxima levo mais uns quantos :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. A designer do Sem Avental tem direito a doces extra!!

      Eliminar
  3. Apesar de bons parece que há aí coisas a mais sem necessidade, como o açucar. Eu em modo de treino e sendo um admirador de doces, preciso de encontrar este tipo de formas para enganar.

    Os meus brownies são parecidos mas com um balanço nutricional bem melhor, sem o açucar e os carbs da farinha. Como geralmente ando à procura de um snack proteíco é o melhor.

    1 colher de proteína de soro de leite (pode ser sem sabor ou com sabor, se for de chocolate ai já escuso de colocar o cacau).
    1 colher de manteiga de amendoim
    1 ovo

    Geralmente, como me dão os "munchies" ponho no microndas e como logo, e guloso como sou, ainda ponho um bocadinho de cacau misturo um nada de leite misturo e disponho em cima do brownie para ficar tipo petit gateau.

    Valores nutricionais disto tudo?

    Pouco mais que 1 sumo de laranja natural.

    Proteina 23 gr
    Gordura 10 gr

    E é um brownie bem gigante! E a gordura é só gordura boa de gorduras polisaturadas do amendoim! Obviamente a manteiga de amendoim é caseira :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Anónimo, pelas dicas nutricionais, mas recomendo que leia o texto inicial do Sem Avental. É lá que explicamos que aqui vai haver um bocadinho de tudo para ninguém enjoar. Vai haver desde o saudável até à comida "ai socorro que só de olhar engordei". É o caso destes brownies! A parte do sem glúten é mesmo só para ajudar a enganar o nosso colesterol.

      Eliminar