terça-feira, 18 de março de 2014

Robalo no forno com legumes


Em primeiro lugar: perdoem a foto de péssima qualidade. Vai haver um dia em que eu cozinho de noite para tirar fotos de dia, mas esse dia não vai acontecer enquanto trabalhar. Euromilhões, onde andais?

Posto isto e estando todos devidamente avisados para as fotos de "excelente" qualidade que irão encontrar no Sem Avental, passemos à comidinha: Robalo no forno com courgette e beringela assadas. Mais uma comida de verão. É daquelas mesmo boas para por no forno e ir arrumar roupa passear à beira-rio.

Ingredientes para 2 pessoas:
2 robalos médios
1 courgette pequena
1 beringela pequena
1 mão cheia de tomates cherry
Alecrim q.b.
1 limão
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:

Pré aquecer o forno a 250ºC.

Cortar a beringela e a courgette em fatias finas, no robôt de cozinha ou na mandolina.

Forrar um tabuleiro com papel vegetal, colocar sal grosso, pimenta preta e um fio de azeite. Colocar os legumes no tabuleiro e mexer bem para garantir que ficam embebidos no azeite.

Num tabuleiro à parte, colocar os robalos e regá-los com o sumo de um limão. Colocar uma metade do limão na barriga do robalo. Temperar com sal, alecrim a gosto e um fio de azeite por cima do peixe (para não secar). 

Levar tudo ao forno até assar. Garantir que os legumes ficam na parte de cima do forno e mais próximos do calor, mas atenção para não deixar queimar.

Quando os legumes estiverem assados, retirar do forno, adicionar os tomates cherry e temperar com um pouco de vinagre balsâmico (ou outro a gosto).

Sem comentários:

Enviar um comentário