domingo, 20 de abril de 2014

Quiche de espinafres, bacon e queijo da ilha


Boa Páscoa a todos! Para surpresa geral, vou ser o único blog culinário que não vai pôr fotos de receitas alusivas à Páscoa. Não há cá folares, nem borregos (ou cabrito, nunca sei qual deles é), nem de ovos pintados, nem nada nada.

Começo já com as receitas pós-Páscoa. Aquelas mais leves, mais rápidas e que até podem ser úteis para usar restos que tenham sobrado do almoço de Páscoa.

Esta quiche não é para dietas especiais. Foi feita especialmente para o Mr. Sem Avental (que tem direito a uns miminhos cheios de glúten) e eu nem lhe toquei. 
Para tornarem esta receita gluten free, basta não usarem a base de massa areada e colocarem o recheio directamente no papel vegetal.

Ingredientes para 1 quiche:
1 embalagem de massa areada
500 gr. de espinafres congelados
150 gr. de bacon cortado em cubinhos
100 gr. de queijo da ilha ralado
4 ovos
200 mL de natas de soja
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação:

Pré aquecer o forno a 170ºC.

Recheio da quiche: Começar por cozer os espinafres ainda congelados com um pouco de sal.
Quando estiverem cozidos, escorrer e retirar bem toda a água dos espinafres (apertar com a colher de pau contra as paredes do escorredor).
Numa frigideira anti aderente, saltear o bacon durante 5 minutos, sem adicionar qualquer tipo de azeite ou gordura. Adicionar os espinafres escorridos e saltear tudo durante 5 minutos. Deixar arrefecer um pouco.
Numa taça grande, bater os 4 ovos com um garfo e adicionar as natas de soja. Temperar a gosto com sal e pimenta, sem esquecer que o bacon é salgado.
Adicionar à mistura de ovos e natas, o preparado de espinafres e bacon e mexer bem com a ajuda de um garfo. Adicionar o queijo da ilha ralado.

Massa e recheio: Numa tarteira de quiche, colocar a massa areada com o papel vegetal por baixo, deitar o recheio da quiche por cima da massa e levar ao forno a 170ºC até que esteja dourada.

Acompanhar com uma salada bem fresquinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário