terça-feira, 3 de junho de 2014

Bolinhos de atum e courgette


Low carb, low cost, gluten free, lactose free! É assim que se retorna de um fim de semana de Rock in Rio, praia, petiscos, amigos e sol.

O meu truque para estes bolinhos, e outros semelhantes, é o facto de não os fritar. Uso a frigideira das panquecas para os fazer e diminuir a necessidade de frituras e azeite. E ficam óptimos!

Experimentem estas delícias que vão ver que não se arrependem. Podem comer quentes ou frias, em casa, no escritório, num piquenique, no autocarro (ok, aí talvez já fosse esquisito...). 

Ingredientes (para cerca de 12 bolinhos):
2 latas de atum (em azeite)
2 cebolinhas verdes cortadas em rodelas finas (têm este aspecto)
1 courgette média ralada
1 ovo grande (ou 2 pequenos)
200 gr. de farinha de amêndoa (amêndoa pulverizada)
Sal a gosto
Pimenta preta a gosto

Preparação:
Ralar a courgette num ralador normal e, com a ajuda das mãos, espremer toda a água da courgette (o truque que nunca ninguém diz!). 
Numa taça, juntar a courgette, as cebolinhas verdes, o atum, a farinha de amêndoa, o ovo e temperar com sal e pimenta. Envolver todos os ingredientes muito bem.

Numa frigideira de crepes, deitar um fio de azeite e com a ajuda de um guardanapo, espalhar o azeite pela frigideira.
Em lume médio, deitar colheres de sopa do preparado na frigideira e, com a ajuda de uma espátula, espalmar os bolinhos de forma a ficarem com forma de "patanisca". Não tenham receio de espalmar bem porque vai fazer com que saia mais um pouco de água.
Virar os bolinhos e "fritar" do outro lado (cerca de 1/ 2 minutos de cada lado).

Servir com salada ou arroz de tomate.

Boa semana!!

Sem comentários:

Enviar um comentário