quarta-feira, 9 de julho de 2014

Lombo assado com tomilho


Eu sou fã da Nigella muito mais do que do Jamie Olivier. Adoro ver o amor que a Nigella tem em comer e pela comida. Tudo bem que as receitas dela muitas vezes não são do mais espectacularmente saudável que há, mas ainda assim, perco-me a ver os programas dela.
No outro dia, apanhei um desses programas e fiquei ali de boca aberta a vê-la cozinhar e a ver as receitas fáceis e deliciosas que ela tem.
Este lombo nasceu da inspiração com uma dessas receitas. Eu própria estava sem inspiração e esta receita é do melhor que há para dias desses: fácil, rápida de preparar e cozinha-se sozinha. 

Ingredientes:
1 lombo de porco de 500 gr.
2 colheres de sopa de tomilho 
2 colheres de sopa de sal grosso
3 dentes de alho ralados
1 malagueta (opcional)
1 cebola laminada
Azeite q.b.

Preparação:
Pré aquecer o forno a 170ºC.
Num pirex, colocar azeite a tapar o fundo e a cebola laminada.
Num almofariz, juntar o tomilho, o sal, a malagueta e os dentes de alho ralados. Moer tudo (os dentes de alho esmagados ajudam a que a mistura se torne numa pasta seca).
Dar alguns cortes no lombo e, com as mãos, espalhar a pasta de tomilho dentro dos cortes da carne e por todo o lombo.
Colocar o lombo no pirex (por cima da cebola) e deitar apenas um fio de azeite por cima do lombo.
Levar ao forno a 170ºC durante 1h20m, garantindo que vão regando o lombo com o molho que se vai formando. Caso a vossa carne não largue muita água (sinal que é boa!), podem adicionar um pouco de sumo de limão ou de vinho branco no fundo do pirex e vão regando o lombo com esse molho.

Servir com salada.

Sem comentários:

Enviar um comentário